Make your own free website on Tripod.com

How to put the movie (swf) into the page:

 

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

 

Papel

O texto deve estar impresso em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), no anverso da folha.

 

Fonte

Recomenda-se a utilização da fonte Arial ou Times New Romam  tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé.

 

Margens

As folhas devem apresentar margem superior e esquerda  de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

 

Espacejamento

Todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas; as citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

 

Paginação

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas, (opcionalmente, pode ser  numerada com algarismos romanos centralizados na parte inferior da folha). A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e ou anexos, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. Em todo começo de capítulo o número da página não deve aparecer.

 

Equações e fórmulas

Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido usar uma entrelinha maior para comportar seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas do parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração multiplicação e divisão.

 

Figuras

Qualquer que seja seu tipo (gráfico, fotografia, quadro, esquema e outros), sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra `Figura', seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa da fonte, se necessário. As legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. 

 

Tabelas

Têm numeração independente e consecutiva; o título é colocado na parte superior, precedido da palavra "Tabela" e de seu número de ordem em algarismos arábicos. Utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar colunas e fios horizontais para separar linhas; as fontes citadas, na construção de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodapé (da tabela) após o fio de fechamento; caso sejam usadas tabelas reproduzidas de outros documentos, a prévia autorização do autor se faz necessária, não sendo mencionada na mesma; devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem; se a tabela não couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, não é delimitado por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na folha seguinte.

 

Home     Normas ABNT